Marketing de rede x Piramide: Saiba a diferença

Marketing de rede x Piramide: Saiba a diferença, Muitas empresas e pessoas fraudulentas criam sistemas disfarçados de marketing de rede para enganar e levar vantagem

Marketing de rede x Piramide: Saiba a diferença

Marketing de rede x Piramide: Você Sabe a Diferença?

Frequentemente, surgem pessoas mal intencionadas oferecendo práticas para ganhar “dinheiro fácil”, alimentadas pela ilusão de muitos que estão passando por problemas financeiros. A maioria dessas práticas faz parte do esquema de pirâmide, que apenas causa prejuízos para quem participa. Por isso é importante que você saiba diferenciar o que é marketing de rede e o que é pirâmide.

Isso mesmo! É fundamental que você esteja atento e pesquise bem antes de entrar em algum negócio, seja ele relacionado à compra de imóveis, mercado de ações, venda de produtos específicos, entre outros, sempre analisando os possíveis riscos e ganhos.

Muitas empresas e pessoas fraudulentas criam sistemas disfarçados de marketing de rede para enganar e levar vantagem.

Para evitar que isso aconteça com você, confira esse post e entenda a diferença entre marketing de rede e pirâmide.

Pirâmides x Marketing de rede

A diferença principal que se deve ter em mente é que o marketing de rede é uma prática legal e autorizada no Brasil, já a prática de pirâmides é proibida por lei.

Pirâmides financeira

Atualmente no Brasil, muitos golpistas estão usando esquemas de pirâmides  para se dar bem e ganhar dinheiro.

O esquema de pirâmide depende do recrutamento avançado de novas pessoas para um sistema, não levando em consideração se está se vendendo um respectivo serviço ou produto.

Em outras palavras, diferente do que se pensa, os ganhos não provêm das vendas, mas sim das taxas que os novos associados do sistema devem pagar. Dessa forma, os membros antigos ganham à custa dos novos.

Geralmente, essa prática é incentivada em grandes investimentos de múltiplas compras de algum pacote dos supostos produtos e serviços.

Quando esse negócio torna-se matematicamente impossível de atrair novos associados, a prática então passa a ser insustentável. Como consequência, os últimos associados são prejudicados e perdem o investimento aplicado.

Por ser um negócio irreal, é crime perante a lei brasileira.

Marketing de rede

Também conhecido como marketing multinível, esta é uma prática onde o integrante da rede tem a chance de ter ganhos reais com a venda de serviços ou produtos por meio do recrutamento de novos associados.

O recrutador dentro de um negócio de marketing de rede recolhe as comissões da vendas realizadas pelos outros integrantes. Sendo também possível ter ganhos com diferentes formas de comissões, como bônus da equipe, bônus do primeiro pedido, venda direta dos produtos, e outras.

Sendo assim, o marketing de rede faz parte da estratégia de empresas que distribuem serviços e bens, em que acontece a indicação “boca a boca” para divulgar os produtos – algo feito pelos distribuidores de forma independente.

Indicando um serviço ou produto, os distribuidores cadastrados recebem uma comissão. Essa é uma prática benéfica e mais viável para a empresa, pois evita-se fazer altos investimentos em campanhas de TV, jornais e revistas – que por sua vez, costumam ser muito caras.

Marketing de rede: negócio legal e autorizado

Pelo fato dos integrantes poderem ter ganhos reais, essa é uma prática legal e autorizada no Brasil. Inclusive, já existe gente fazendo muito dinheiro de forma honesta por meio da participação de empresas de marketing multinível.

No entanto, assim como qualquer outro negócio, essa prática não é mágica, pois é necessário se empenhar bastante para conseguir ter ganhos. Para evitar grandes riscos, o mais recomendado é começar em um negócio que seja mais confiável para investimentos.

O que distingue o pirâmide do marketing de rede?

O que distingue essas duas práticas, é que o marketing de rede fornece um canal para distribuir serviços e produtos e não para captar recursos para um certo investimento. Este negócio também não depende de novos integrantes para sustentar a prática.

No marketing de rede, a quantidade de consumidores dos serviços ou produtos geralmente é sempre maior que a quantidade de revendedores, sendo o consumo baseado na qualidade e benéfico que promovem. Outro ponto importante é que as empresas pagam a comissão com somente uma parte das vendas realizadas.

Isso significa que, caso não entrar algum membro novo, mesmo assim os pagamentos serão mantidos, visto que o consumidor final continuará usando o produto, sem necessariamente participar da rede.

Pirâmides nos dias de hoje

Infelizmente, as práticas fraudulentas continuam aparecendo no mercado, mas atualmente a velocidade de propagação e alcance desses esquemas são ainda maiores, devido à internet e a rapidez de compartilhamento de informações.

Segundo a diretora-executiva ABEVD (Associação Brasileira de Vendas Diretas), Roberta Kuruzu, os esquemas de pirâmide é algo que sempre existiu, pelo fato de algumas pessoas sempre quererem levar vantagem para cima de outras.

No entanto, a prática se sofisticou e atualmente a sua principal diferença é a velocidade e o alcance. Antigamente, era necessário reunir os interessados em algum local físico, como clube, hotel ou até mesmo garagem. A internet consegue providenciar uma ação ilimitada, 24h por dia.

Saiba como evitar golpes envolvendo pirâmides

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) criaram um guia para orientar os investidores a reconhecerem um golpe e se proteger de práticas duvidosas, além da captação ilegal de recursos, visto que somente instituições financeiras registradas estão habilitadas para fazer essas operações.

Apesar de algumas empresas defenderem a regulamentação da prática de marketing multinível, junto ao Ministério Público e governo, a atual legislação permite a separação das duas atividades, para reconhecer possíveis processos fraudulentos de pirâmides.

Geralmente, os esquemas de pirâmides seguem um roteiro comum depois da adesão de uma grande quantidade de novos integrantes: dificuldade em contatar os responsáveis, atraso na entrega do produto ou serviço oferecido e dos pagamentos, o que provoca a perda dos recursos investidos.

Conhecendo mais sobre a prática de pirâmide, fica mais fácil identificá-la e preveni-la, para que você ou seus conhecidos não sejam lesados, ou até mesmo punidos por lei.

Para se proteger do golpe, é preciso estar sempre atento. Se algo está fácil ou parecendo ser “bom demais”: desconfie. Busque pesquisar os detalhes e informações para saber se a prática segue o marketing multinível, ou é apenas um esquema fraudulento para enganar pessoas. De forma honesta, é possível ganhar muito dinheiro, sem ter que correr riscos.

Compartilhe essas informações com amigos e familiares, para que todos fiquem espertos e saibam diferenciar o que é pirâmide e o que é marketing de rede, para que dessa forma seja possível evitar possíveis fraudes.

 

Wendson Fonseca | Website

Wendson é especialista em Construção de Negócios Digitais e em impulsionar pessoas comuns a criarem o negócio dos seus sonhos na internet.

Ferramentas De PRODUTIVIDADE para seu NEGÓCIO Online

Ebook 30 Ferramentas Para Seu Negócio!
Seu Email esta 100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!