8 passos para começar no marketing multinível

Na internet há diferentes modalidades de negócios, e muitos são baseados em estratégias de Marketing Multinível (MMN), que pode oferecer grandes chances de crescimento e lucro. Se está interessado em começar neste negócio, leia esse post na íntegra e [...]

8 passos para começar no marketing multinível

8 passos que você tem que saber antes de começar no marketing multinível

Na  internet há diferentes modalidades de negócios, e muitos são baseados em estratégias de Marketing Multinível (MMN), que pode oferecer grandes chances de crescimento e lucro.

Se está interessado em começar neste negócio, leia esse post na íntegra e confira os 8 passos que você deve saber antes mesmo de iniciar no marketing multinível.

Confira!

Marketing multinível: 8 passos que você precisa saber antes de começar nesse meio

1) O que é o Marketing Multinível?

Marketing Multinível nada mais é do que um modelo de remuneração geralmente usado para potencializar a força de vendas de um determinado serviço ou produto, onde o pagamento de comissões, prêmios ou bônus são dados não só ao profissional que realizou a venda, mas também a sua linha patrocinadora.

Em outras palavras, o MMN (Marketing Multinível) é uma estratégia das empresas de distribuição de bens e serviços, em que ocorre a famosa indicação “boca a boca” da divulgação dos produtos, realizada pelos distribuidores independentes.

Ao indicar os produtos ou serviços, a empresa paga comissões aos distribuidores cadastrados, em vez de investir em campanhas caras de marketing, como jornais, revistas e TV.

2) Marketing Multinível é legal?

O Marketing Multinível é uma forma legal das empresas oferecerem comissões e criar maior força de vendas.

No entanto, muitas empresas má intencionadas utilizam essa estratégia para divulgar produtos semi-legais ou ilegais na internet.

Isso causa um problema, porque faz com que muita gente associe “marketing multinível” com esquemas ilegais, como os esquemas de pirâmides onde não existem produtos, fazendo com que as pessoas somente ganhem dinheiro se trouxer cada vez mais gente. E assim, corre o risco da empresa desaparecer, e as últimas pessoas que entraram ficam com todo o prejuízo.

Dessa forma, para ter certeza que uma proposta de Marketing Multinível é legítima, certifique-se de que a empresa em questão esteja vendendo um serviço ou produto real.

3) Ganhando dinheiro com o Marketing Multinível

Marketing- Multinível

Assim como qualquer outro negócio legal, é sim possível ganhar dinheiro com essa estratégia.

Inclusive muitas pessoas de diferentes países já participam de empresas de MNM e fazem dinheiro de forma honesta.

Entretanto, é claro que essa não é uma estratégia mágica. Para conseguir ganhar dinheiro, é preciso se empenhar bastante.

O recomendado é pesquisar e começar em uma empresa que já esteja presente em diferentes países, tendo um negócio mais sólido para investimentos, sem grandes riscos, para assim ter mais chances de sucesso.

Grande parte das desistências no Marketing Multinível acontece por causa dos mesmos motivos, sendo eles os principais:

  • Falta de informação;
  • Ausência de conhecimento sobre o negócio em si;
  • Falta de motivação;
  • Ausência de determinação;
  • Falta de ferramentas corretas para divulgação.

Dessa forma, estude bastante o mercado para não cometer os erros acima.

4) Devo começar com o Marketing Multinível?

Se ainda não sabe se entra para o negócio de Marketing Multinível ou não, é importante se perguntar duas coisas importantes:

  • Você tem determinação suficiente para dar o seu melhor em um negócio MMN?
  • Você tem interesse de verdade pelos produtos e/ou serviços distribuídos pela empresa do negócio?

Caso sua resposta seja sim para as duas perguntas, não perca tempo e comece já! À respeito da segunda pergunta, é muito importante trabalhar com produtos e segmentos que você goste, para assim se sentir confortável e confiante para recomendá-los para outras pessoas e distribuidores.

5) O que preciso fazer para ser bem sucedido Marketing Multinível (online e offline)?

Marketing- Multinível-e-piramide

Com a ausência da internet, o marketing era feito através de apresentações, longas viagens, cartazes pelas ruas, anúncios em revistas e jornais e muitas outras formas que são consideradas cansativas nos dias de hoje.

Pelo fato da maioria das pessoas terem internet em casa ou nos seus celulares, a divulgação de produtos e serviços ficou mais prática, mas é preciso ser original e criativo para conseguir se destacar da concorrência.

Uma dica para ter esse diferencial é trabalhar com o Marketing de Atração, uma estratégia muito importante para quem trabalha com marketing de forma geral.

6) Como funciona o Marketing de Atração?

Já parou para pensar que as pessoas gostam de comprar, mas ao mesmo tempo detestam quando alguém tenta vender algo?

O Marketing de Atração (Inbound Marketing) é o uso de estratégias e técnicas de marketing para a captação de contatos qualificados e clientes em potencial para os produtos e serviços oferecidos. Ou seja, é o marketing que desperta o interesse das pessoas em adquirir os produtos, fazendo com que elas sejam atraídas de forma eficiente.

Diferente das outras estratégias de marketing, nesta são as pessoas que vão até à empresa/loja/site, sem que seja preciso correr atrás dos clientes.

É uma relação baseada na confiança, pois as pessoas vão confiar em você, e assim vão querer saber o que você tem para oferecer, querer conhecer as dicas, comprar os produtos e indicar seus serviços e itens para mais gente.

Para recrutar pessoas para o seu MMN, faça com que elas vão até você para tirar as dúvidas e conhecer mais sobre seu negócio, em vez de correr atrás. Não force uma venda ou oportunidade, pois isso pode ser considerado bem inconveniente e desagradável.

Forneça comentários positivos, benefícios e curiosidades sobre seus produtos e serviços, para que assim as pessoas se sintam atraídas e interessadas. Outro ponto importante é duplicar o conhecimento para a downline, para que se construa um negócio de longo prazo.

7) Não faça spam

Muitas empresas na internet fazem spam, ou seja, propaganda não solicitada. O spam não traz retorno para a empresa. Na verdade, o que ocorre é o efeito inverso: as pessoas simplesmente param de ler os anúncios e os deletam imediatamente. É preciso ter muito cuidado para não fazer alguma propaganda inconveniente.

Para atrair os clientes em potencial, faça uma pesquisa sobre os interesses do seu público-alvo e suas exigências, para assim oferecer um conteúdo interessante, que irá captar a atenção dos seus contatos.

8) Empenhe-se e tenha paciência

O negócio de marketing multinível (marketing de rede) está crescendo cada vez mais, e por não ter que investir grandes quantidades de dinheiro como em outros mercados, os riscos são mínimos, te oferecendo uma oportunidade de ter seu próprio negócio – caso tenha responsabilidade e determinação com o seu trabalho.

No começo, é possível que apareçam muitas incertezas e dúvidas, e também poderá ocorrer uma progressão lenta e atrasos. Isso é comum, pois as curvas de aprendizado variam para cada pessoa.

A inexperiência juntamente com a falta de informação podem agravar esses fatores. Dessa forma, tenha paciência, estude bastante o seu mercado e busque as melhores ferramentas para divulgação.

E então, gostou do artigo sobre marketing multinível? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas experiências nessa forma de negócio.

Wendson Fonseca | Website

Wendson é especialista em Construção de Negócios Digitais e em impulsionar pessoas comuns a criarem o negócio dos seus sonhos na internet.

Ferramentas De PRODUTIVIDADE para seu NEGÓCIO Online

Ebook 30 Ferramentas Para Seu Negócio!
Seu Email esta 100% seguro.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário